INARA – capítulo 6 – TV Tupi, a primeira transmissão em cores da TV

Inara foi protagonista deste momento histórico da TV brasileira.

A Festa da Maçã em Angatuba, mais uma organizada pelos pais de Inara, aconteceria em breve. 

Ao redor da cidade havia fazendas com plantação de maçãs. A colheita daquele ano seria boa e por isso fariam uma grande festa, para atrair turistas e arrecadar fundos para a paróquia da igreja matriz.

O plano era divulgar a festa por todos os cantos, para que a notícia chegasse em outras regiões e estados. A melhor maneira seria divulgar por meio das estações de rádio e televisão.

O pai de Inara comentou com o amigo Fiori Gigliotti sobre a idéia do evento e pediu ajuda para chegar aos programas de rádio e TV. Fiori se dispôs a entrar em contato com os produtores de alguns programas que conhecia.

Tudo aconteceu rapidamente, a agenda ficou completa para dois dias de divulgação entre rádio e TV.

Os organizadores da festa não sabiam quem participaria desses programas. Reuniram-se para decidir, pois o tempo era curto.

– Levaremos uma comitiva de autoridades da cidade acompanhando o prefeito? Talvez o padre? – disse o pai de Inara. Ele ainda era o presidente do Clube.

Não haviam chegado a um acordo de quem iria, quando a mãe de Inara, que fazia parte da comissão organizadora e sempre muito criativa, levantou a mão pedindo a palavra:

– Se vão aparecer na TV, é melhor que sejam meninas bonitas com trajes típicos para atrair a atenção dos telespectadores.

Os membros da comissão imediatamente acataram a ideia e decidiram que assim seria feito. Os pais de Inara se responsabilizaram por coordenar toda a equipe e viajar para São Paulo.

Selecionaram oito meninas bonitas da cidade e entre elas estava Inara. Agora precisavam decidir sobre o traje que usariam. A mãe criou e desenhou um modelo, que foi aprovado por todos.

Era saia e blusa, ambas na cor amarela. A saia era quadriculada, com fitinhas finas vermelhas em relevo. Dentro de cada quadriculado foram aplicadas maçãs em feltro bem vermelho, arrematadas com cabinhos verdes. A blusa era lisa com mangas curtas bufantes. Os chapéus tinham as abas largas, forradas do mesmo tecido da saia, com aplicações de maçãs. Para compor o traje, usariam botas pretas de cano longo que ficariam acima dos joelhos.

Rapidamente mandaram confeccionar o traje. No dia em que ficou pronto, reuniram-se na casa de Inara para que todas fizessem a prova final e posassem para fotos.

As meninas ficaram lindas e o sorriso de todas, olhando para a lente da câmera, trouxe a certeza de que fariam sucesso por onde passassem.

Com o hotel reservado e a agenda dos programas nas mãos, os pais e as meninas do grupo partiram para São Paulo. Todos apertadinhos numa Kombi, que o pai dirigia.

O primeiro programa foi na noite de sábado na TV Tupi, no famoso “Clube dos Artistas”, apresentado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues.

Os participantes eram cantores e artistas de filmes e novelas. Ficavam todos reunidos num salão como se fosse num restaurante e ao longo do programa, eram entrevistados.

O grupo da Festa da Maçã ficou numa mesa grande, bem no centro do salão. As meninas se sentiam importantes e entusiasmadas. Reconheciam as celebridades ali presentes, e elas no meio, como se também fossem famosas.

Inara se perguntou: “não somos famosas. Por que nos colocaram no centro?”

O programa começou. Airton e Lolita faziam pequenas entrevistas com os convidados e entre uma e outra, os cantores se apresentavam.

Inara e as outras meninas do grupo, bem ensaiadas, falavam sobre a festa e faziam o convite para quem pudesse ir a Angatuba.

Inara notou algo que lhe chamou a atenção durante o programa. As câmeras focavam o grupo delas muito mais do que os outros participantes, mesmo durante as entrevistas ou apresentação dos cantores.

Ela olhava no monitor de TV, no chão à frente das mesas e sabia o que estava sendo televisionado naquele momento. Surpreendeu-se várias vezes ao ver o seu próprio rosto encher a tela.

Ao final da gravação, os pais de Inara, Fiori e todos que estavam nos bastidores, entraram no estúdio. Todos conversavam animadamente e os cantores confraternizavam com o animado grupo de meninas.

Nisso, Airton Rodrigues pediu a atenção de todos e disse em voz alta:

– Quero contar a vocês algo inédito que aconteceu nesta noite. O programa foi transmitido em cores, em caráter experimental, na televisão brasileira. Este é um momento histórico que tivemos o prazer de participar. Agradeço ao  animado grupo de Angatuba, que lindamente encheu de vermelho e amarelo as telas da TV Tupi.

Agora estava explicado o porquê das meninas serem colocadas no meio do palco.

Um dos rapazes da produção que estava ali, também conversando com as meninas, olhou para Inara e disse:

– Você esta noite foi mais filmada do que a famosa atriz de novelas Georgia Gomide.

Inara não entendeu o porquê. No dia seguinte ela descobriu: Fiori Gigliotti quem coordenou a participação delas nos programas, ao saber que o Clube dos Artistas seria transmitido em cores, pediu ao pessoal da produção que focassem em Inara, sua afilhada.

– Afilhada? Desde quando? – perguntou Inara aos pais. E a mãe respondeu:

– Sim Inara. Fiori será o seu padrinho de formatura no baile que estamos organizando para o final do ano. Não contamos a você antes, porque aguardávamos a confirmação dele, o que ocorreu ontem.

Inara não acreditava no que ouvia, ficou muito feliz. Eram tantas novidades ao mesmo tempo…

Após o programa, o grupo e os cantores que se apresentaram, saíram para jantar. Um deles se apaixonou por uma das meninas e namoraram por algum tempo.

Elas participaram de mais programas de rádio e da TV Bandeirantes.  A divulgação foi um sucesso e a Festa da Maçã também. Convidados vieram de várias cidades e de outros estados. O evento arrecadou mais dinheiro que todos os outros promovidos até então. O pároco ficou muito satisfeito, poderia pôr em prática várias obras assistenciais da paróquia.

Ao final do ano, Fiori voltou à cidade. Desta vez não era para pescar ou jogar futebol, mas sim para dançar com Inara. Este ano era sua a formatura e os pais capricharam na organização.

Nessa noite, Inara estava radiante de beleza e felicidade. Todos os formandos tinham seus padrinhos e madrinhas, mas o dela era celebridade nacional e muito querido por todos. As pessoas estavam animadas para ver Fiori de perto novamente. 

Inara usava um vestido verde-água de voal em um corte godê esvoaçante, com aplicações de flores pequenas da mesma cor, fita de cetim do mesmo tom na cintura, arrematada por um laço lateral todo bordado em rococós cor de rosa e em pedrarias verde-água. Sapatos prateados.

Os estudantes e padrinhos estavam no palco do salão do clube da cidade, atrás da cortina. De repente, Inara ouviu seu nome ser anunciado e pela escadaria com flores naturais, ela desce de mãos dadas com Fiori. Parecia uma rainha, sentia-se como tal. 

A noite foi mágica, mas esse “reinado” terminava naquela noite. O seu “playground” não seria mais o mesmo.

No dia seguinte ela teria de se preparar para uma nova jornada totalmente desconhecida, onde as fronteiras eram muito mais amplas que a sua pequena Angatuba.

 

Próxima semana:

Capítulo 7

Do interior para a cidade grande.

História inspirada em fatos reais, embora alguns eventos, personagens, nomes e locais, tenham sido criados para a composição literária. Qualquer semelhança com a realidade terá sido mera coincidência. YG

9 comments on “INARA – capítulo 6 – TV Tupi, a primeira transmissão em cores da TV”

  1. Maria Ines Dal Borgo disse:

    Esta ficando
    Muito animado!!!’

  2. Sarita Maria Corrêa da Silva disse:

    Continuo aguardando o próximo capítulo.
    Adorando…

  3. Chris disse:

    Adoro ler a estória de Inara.
    Parabéns!

    1. Yara disse:

      Obrigada Chris, beijo enorme.

  4. Ivone disse:

    Inusitado! Surpreendente!
    Lembranças lindas!?

  5. Sônia Maranhão disse:

    Gostei !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *