Oculus, a beleza, o significado e a história desta colossal obra arquitetônica em Nova York

Foto crédito: Rea Deal

Nova York tem estruturas arquitetônicas famosas que chamam a atenção dos turistas do mundo todo e também faz parte dos orgulhosos residentes que não se cansam de admirar o Empire State Building, Edifício Chysler, Estátua da Liberdade, Ponte do Brooklyn, a Grande Estação Central, etc.

Entre tantas mundialmente conhecidas, se desponta Oculus, uma ousada construção gigantesca, majestosa e exuberante, num local que abriga abaixo de sua estrutura, diversas estações de linhas do metrô, um shopping center e restaurantes.

Foto credito: New York Post

Quando nos aproximamos do esquisito monumento vem a pergunta: O que seria isto? O que você pensa que pode ser, o esqueleto de um pássaro gigante? Porque parece, mas não é.

Jurema Esteban (editora dos meus textos) e eu Yara Gouveia

Por dentro parece uma costela gigante. Do que? Eu dei meu palpite: parece ser de uma baleia. Mas não é.

E conforme você vai circulando pelo complexo e mergulhando no seu interior, fica cada vez mais deslumbrado pela beleza e ousadia do arquiteto que a desenhou, Santiago Calatrava.

Calatrava não imaginou um enorme pássaro, nem mesmo uma baleia gigante, mas se inspirou em desenhar um grande olho. Oculus palavra em latim que quer dizer olho. Aí quando se vê lá do alto, seus olhos conseguem enxergar o que o arquiteto quis expressar. Um olho ao céu que se abre apenas uma vez por ano, por 102 minutos para fazer uma linda homenagem. Sim, vou repetir, se abre para os céus uma vez no ano e por alguns minutos. Por quê?

Para explicar esta homenagem eu fico arrepiada. Esta audaciosa estrutura nasceu das cinzas das torres gêmeas do World Trade Center. Ali naquele local onde aconteceu a tragédia. Este “olho” se abre todo dia 11 de setembro, para homenagear as 2996 pessoas que morreram, vítimas do ato terrorista acontecido nessa mesma data no ano de 2001.

102 minutos foi exatamente o tempo que levou para as duas torres virem ao chão e se transformarem em poeira e ferros torcidos no maior e mais traumático fato já acontecido no mundo, o 9/11 (September eleven) como é conhecido pelos americanos.

Oculus aberto

Na foto acima o momento único da abertura e deste ângulo você pode visualizar a Freedom Tower ( Torre da Liberdade) outra torre erguida no local que também fez parte do projeto de recuperação e revitalização da área ferida por inexplicável e inacreditável violência causada por mentes doentes.

No exato local das duas torres, nada se construiu, apenas um quadrado gigante com águas que caem em um buraco que parece infinito. Por toda volta deste quadrado estão os nomes de todas as vítimas. Nova York e o mundo todo jamais esquecerão deste dia.

Tip: Quando em Nova York e por lá passar, não deixe de visitar o Memorial 9/11 Museu.  

YG

12 comments on “Oculus, a beleza, o significado e a história desta colossal obra arquitetônica em Nova York”

  1. Leila disse:

    Espetacular e de uma sensibilidade estarrecedora. O significado faz dessa obra grandiosa uma das maravilhas do mundo.

    1. Yara disse:

      Sim, muito lindo. Beijos

  2. Cristiane Bacarini disse:

    Yara eu não sabia o significado desta obra. Fiquei realmente surpresa com a beleza, a criatividade e os segredos que ela revela. Realmente impressionante.
    Obrigada por compartilhar algo tão belo!

    1. Yara disse:

      Que bom que voce gostou. obrigada

    2. Yara disse:

      Que bom que voce gostou, beijos

  3. Jussara Pontes Cortez disse:

    Esse monumento chega a ser assustador pelas suas dimensões, e provoca um deslumbramento pela arte e pelo que representa. Quanto ao Museu de 11 de setembro sinceramente só me pareceu desnecessário. E quanto a seu artigo, Yara e Ju muito bom e didático. Continuem.

  4. Veralucia Nogueira disse:

    Calatrava é um gênio , esta obra vem coroar a excelência de uma vida profissional brilhante.

    1. Yara disse:

      Sim, ele é um genio da arquitetura.

  5. Juli disse:

    YARA:Fico FELIZ de conhecer ésta Obra de CALATRAVA!
    BELLISSIMA! OBRIGADA PELA SUA SUA INFORMAÇÃO! GOSTEI MUITO D DE CONHECER SEUS TIPS!!
    PARABÉMS! CONTINUE!

    1. Yara disse:

      Feliz que voce gostou, obrigada.

  6. Helena disse:

    Amei a sua explicação, Yara, até agora foi a mais clara possível. Obrigada.

    1. Yara disse:

      ❤️❤️❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *